Tasker usando "API do Sono" do Google e permite recusar uma chamada

 





O Tasker – aplicativo de automatização de tarefas

– começou a receber uma nova atualização que permite que seus usuários realizem comandos de voz via Google Assistente para executar tarefas específicas do app.

Após o update mais recente do Tasker, que começou a ser liberado gradativamente na PlayStore e chega aos usuários com o número de versão 5.11.4, os usuários podem pedir ao assistente digital dos celulares Android para executar tarefas já pré-definidas no aplicativo.

Com isso, será possível pedir que o assistente realize as automatizações criadas no app com um comando simples como “Ok, Google. Run my [task] in Tasker” (ou “Ok, Google. Execute minha [tarefa] no Tasker), onde “task” deverá ser substituído pelo nome da tarefa criada no Tasker.






Com isso, algumas das possibilidades da atualização é definir um conjunto de cenários para o controle de dispositivos inteligentes da casa conectada, por exemplo. Atualmente, o Google Assistente já permite acender, apagar ou controlar níveis de intensidades de lâmpadas inteligentes. Mas com a automatização no Tasker é possível obter ainda mais controles desses aparelhos com um simples comando de voz.

Vale lembrar que o Tasker já começou a receber suporte para os controles de dispositivos inteligentes pelo menu de energia dos aparelhos, função nativa do Google que foi implementada a partir do Android 11.

A atualização começou a ser liberada via Google Play Store, mas caso não queira esperar é só baixar o arquivo apk da atualização neste link.






Tasker permite recusar uma chamada


A nova funcionalidade do Tasker se aproveita da API de nível 29 do Android, a CallScreeningService, que remove a exigência de que o aplicativo de triagem de chamadas seja definido como o app de discagem padrão. É importante destacar, no entanto, que, por se tratar de uma API de nível 29, o novo recurso só está disponível em celulares com Android 10 ou superior.





No vídeo acima o desenvolvedor da aplicação faz uma demonstração de como o recurso funciona. Ele configura um celular para rejeitar as chamadas e o outro indica a mensagem de “linha ocupada” ao tentar fazer a ligação.

Para começar a usar o recurso é preciso instalar a versão Beta disponibilizada – que é liberada aos poucos – e, após isso, configurar o Tasker como o aplicativo de identificação de chamadas e Spam padrão do sistema.

Essa é a maior modificação presente na atualização, porém não a única. A versão 5.11.3 do app também permite a conversão das coordenadas de orientação do sensor em graus e aplica uma correção para a ação relacionada à câmera.

A versão estável do Tasker pode ser baixada na Google Play Store e seu link para download está disponível no card abaixo. É importante lembrar, no entanto, que esses recursos não estão presentes nesta versão do app.

Outras atualizações recentes do Tasker incluem a possibilidade de adicionar suporte a controles do menu de energia do Android 11 em ações do automatizador.