Pular para o conteúdo principal

Novidades de IA no Google I/O


 



O Google anunciou uma nova versão da inteligência artificial Gemini: o Gemini 1.5 Flash é mais leve e eficaz para aplicações multimodais, de acordo com a gigante da tecnologia. E esta não é a única novidade do Google I/O 2024, evento realizado a partir desta terça-feira (dia 14/05) nos Estados Unidos.

Numa conversa prévia com jornalistas, da qual eu participei, o CEO Sundar Pichai ressaltou que o Google investe em inteligência artificial há mais de uma década. “Temos muitas oportunidades diante de nós”, disse o executivo num momento em que analistas do mercado se perguntam se a empresa tem condições de competir com o ChatGPT e outras tecnologias recentes.







Gemini 1.5 Flash

O Google I/O 2024 é a prova de que o Google está se movimentando para responder à alta expectativa.

Tanto que o Gemini 1.5 Flash e o Gemini 1.5 Pro contam com janela de contexto de 1 milhão de tokens. Este número dá uma dimensão da capacidade de o modelo lidar com prompts e tarefas complexas. A título de comparação, o Claude chega a 200 mil tokens, enquanto o GPT-4 vai a 128 mil tokens e o aplicativo do Gemini, a 32 mil tokens.

O modelo Gemini 1.5 Pro também foi melhorado. O Google destaca em especial a capacidade de programação, o raciocínio lógico e a capacidade de manter longas conversas com idas e vindas. Ele será liberado primeiro para os assinantes do Gemini Advanced, plano integrado ao Google One com mais recursos de IA.


Sundar disse que o Gemini 1.5 Pro alcançará a marca de 2 milhões de tokens até o fim do ano. O executivo não especificou uma data.

Os variados modelos são capazes de lidar com tarefas de tradução, diálogo, programação, lógica e escrita. No caso da versão Flash, a proposta é realizar resumos, conversas (como chatbot), legenda de fotos e de vídeos, e extração de longos documentos ou tabelas. “Isso é possível porque treinamos o Flash a partir do Gemini 1.5 Pro pelo processo chamado de distilação”, em que o conhecimento de um modelo maior (professor) é repassado para um modelo menor (aluno) preservando as informações mais importantes.

Já o Gemini 1.0 Nano, considerado o modelo mais leve da companhia, passará a também compreender imagens. Hoje em dia, ele está limitado a texto puro. A novidade chega primeiro aos celulares da linha Google Pixel. Precisaremos acompanhar para descobrir se fabricantes de maior revelo, como Samsung e Motorola, irão embarcar a ferramenta em seus smartphones.






Os modelos da linha Gemini são proprietários. Isso significa que as empresas e desenvolvedores interessados neles precisam de um acordo com o Google, que normalmente passa pelo uso a partir de APIs num serviço de nuvem. Por sua vez, o Google mantém o Gemma, modelo aberto, nos mesmos moldes do Llama 3 (Meta), Phi-3 (Microsoft) e Grok (X/Twitter).

Nesta terça-feira, o Google revelou a atualização para o Gemma 3, que ganhou uma nova arquitetura. Diz a empresa que o LLM está mais rápido e eficiente. Ele será liberado em vários tamanhos, cujos detalhes não foram inicialmente apresentados.


Imagen 3 e Veo


O Veo é capaz de criar vídeos com alta resolução (Full HD) e e duração superior a 1 minuto. De acordo com a empresa, a ferramenta segue variados estilos visuais. O Google promete uma proficiência impressionante na capacidade de compreender o tom e a visão criativa do diretor. Parte disso se deve aos prompts mais longos.



By Tecnoblog Net.

Postagens mais visitadas deste blog

Comando Winget

  WinGet é uma ferramenta de linha de comando que permite aos usuários descobrir, instalar, atualizar, remover e configurar aplicativos em computadores Windows 10, Windows 11 e Windows Server 2025. Essa ferramenta é a interface do cliente para o serviço Gerenciador de Pacotes do Windows. Usar o WinGet Para instalar um aplicativo usando o Winget, você pode usar o comando winget install seguido do nome ou ID do aplicativo. Primeiro, é recomendável pesquisar o aplicativo desejado usando winget search <nome_do_aplicativo> para encontrar o ID correto. Após identificar o aplicativo, utilize winget install <ID_do_aplicativo> para iniciar a instalação. Passos detalhados: 1. Abra o terminal: Abra o Prompt de Comando ou PowerShell como administrador. 2. Pesquise o aplicativo: Use o comando winget search <nome_do_aplicativo> para encontrar o aplicativo que deseja instalar. Por exemplo, para pesquisar o VLC media player, use winget search vlc. 3. Identifique o ID: Analise os ...

Kit de Programas para depois da Formatação

  Links de Programas para usar depois !  Configuração Desabilitar Windows Defender   Desligando o Antivirus Reloader    Tornar Windows Original  Modificar o Windows    Configuração total Jogos do Windows 7 no Windows 10 Revo Unistaller    Desintalador de Programas Papel de Parede   Exclusivo do Awesome  Wallpapper Marcadores para Favoritos Opera   Podendo usar no Edge - Firefox Gravador de tela   Gravando Telas Windows Unlocker     Deletar Pastas Windows        WinaeroTweaker   configuração Adober Reader 2024   Leitor de PDF Notepad++   Alternativo ao Bloco de Notas VLC Player   Player de Videos 7Zip   - Alternativo gratuito ao WinZip Libre Office - Alternativa ao Office Windows Office Microsoft 2021 - Office da Microsoft c/ crack Aúdio e Videos Baixar Videos   Programa ItubeGo! DB PowerAmp    configurar Mp3 e Flac Programa de mixagem ...

Github Copilot: O que é, para que serve e como usar?

  Pronto para saber tudo sobre o GitHub Copilot e transformar sua programação com o GitHub Copilot? Então vamos começar! 1. O que é o GitHub Copilot? ​​O GitHub Copilot é uma revolucionária ferramenta de assistência à programação que utiliza inteligência artificial (IA) para auxiliar os desenvolvedores durante o processo de codificação. Desenvolvido em uma colaboração entre a GitHub, uma plataforma líder em hospedagem de código, e a OpenAI, renomada empresa de IA, o Copilot é uma extensão do popular ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Visual Studio Code. 2. Para que serve o GitHub Copilot? O GitHub Copilot serve para simplificar e aprimorar o processo de escrita de código. Ele oferece assistência em tempo real aos desenvolvedores, gerando sugestões de código, documentação e até mesmo identificando possíveis erros. As principais finalidades e benefícios do GitHub Copilot incluem: - Aumento de produtividade: O Copilot acelera o desenvolvimento de software, economizando tempo...